domingo, 16 de outubro de 2011

AYURVEDA

"Ayurveda é um sistema integral de saúde que cuida da manutenção da saúde e a busca da longevidade, bem como prevenção e cura de doenças.
Ayurveda significa literalmente “ciência ou conhecimento da vida”. É uma palavra com duas raízes sânscritas: AYU, significando “vida”, e VEDA, “conhecimento ou ciência”.
Considerada uma das mais antiga ciência da saúde, a Ayurveda originou-se na Índia há cerca de 5000 anos. Freqüentemente ela é lembrada como “mãe de toda a saúde”, já que a partir dela muitas outras formas de medicina emergiram. Apesar de ser tão antiga, suas especialidades são comparáveis com as da medicina moderna dos últimos cem anos.
Os ensinamentos sobre Ayurveda foram passados de mestres para discípulos oralmente durante milhares de anos. Infelizmente muito se perdeu; o conhecimento atualmente disponível em livros representa apenas uma pequena fração desta tradição de cura védica.

LENDA
Segundo a tradição, em tempos antigos, os sábios reuniam-se em conselhos para compartilhar suas experiências e conhecimento. Alguns desses sábios, que tinham a missão de conservar o bem-estar de tudo o que vivesse na Terra, possuíam poderes extraordinários de contemplação e podiam compreender a realidade de modo bastante pormenorizado e completo, através de uma revelação direta ou “sruti”. O conselho, não podendo mais testemunhar o número cada vez maior de doenças que atacavam os homens, enviou Atreya, um dos sábios, ao deus Indra para solicitar sua intervenção na Terra. Indra, após certificar-se da capacidade de Atreya, ensinou-lhe a Ayurveda.
Atreya ensinou o que aprendera a seus discípulos que, por sua vez, transmitiram a outros discípulos. A maioria dos escritos foi destruída, mas o escrito Caraka-Samhira, de Agnivesha, sobreviveu praticamente intacto e detalha muitos dos procedimentos que são utilizados hoje pelos praticantes da Ayruveda.

ALGUNS FUNDAMENTOS
A Ayurveda ensina que o homem é um universo dentro de si mesmo, composto de corpo, mente e espírito, e que seu estado de saúde reflete a harmonia dinâmica entre estes três fatores. Os princípios ayurvédicos são baseados na sabedoria eterna do povo, adquirida a partir de experiência e meditação. É um sistema aplicável universalmente a todos que buscam a paz e harmonia interior.
A Ayurveda considera que cada indivíduo deve ser tratado na sua integralidade, levando em conta não apenas os aspectos físicos, mas também os mentais e espirituais. Portanto, a individualização dos processos de tratamento é fundamental. Além disso, este tipo de terapia faz uso de práticas livres de toxidade, sem efeitos colaterais (desde que usadas corretamente). Todos os medicamentos podem ser usados tanto na prevenção como na cura, porém, enfatiza-se a prevenção, pois todo indivíduo deve aprender a cuidar de si mesmo para que a doença não se instale. A Ayurveda, portanto, permite o diagnóstico antes que a doença se manifeste, entendendo que vivemos em estado contínuo de equilíbrio e desequilíbrio (dinâmica da vida). Deste modo, seu principal propósito é que as pessoas cuidem de sua própria saúde e de seus familiares, fazendo com que cada um passe a ser dono e responsável pelo seu corpo e condições de saúde, aprendendo a lidar de maneira mais harmoniosa com o universo à sua volta.
Na Ayurveda, considera-se que existem quatro objetivos principais que todo ser humano deve buscar para que alcance a saúde mental, física e espiritual. São eles:
- Artha, que significa meta do trabalho, ou seja, saber lidar com o dia-a-dia para prover riquezas e benefícios de maneira próspera;
- Kama, que é a permanente conquista de prazer e amor à medida que se usufrui plenamente da vida, possibilitando felicidade através do simples fato de existir;
- Dharma, que é a missão pessoal de cada um na vida - esta tarefa considera que devemos exercer a prática consciente de ritos e dedicação à uma força maior, pois é através deles que conseguimos nos reconectar ao Criador, ao universo, sendo capazes de compreender nossa origem e, conseqüentemente, nossa função de vida;
- Moksa, que significa libertação, já que esta vida é apenas uma de muitas que vivemos e ainda iremos viver. Portanto, esta tarefa está ligada à idéia de nos libertarmos do ciclo contínuo de morte e reencarnação, pois é a conduta de vida (física, mental e espiritual) que escolhemos para seguir hoje, que irá determinar nossas próximas vidas.
Para alcançarmos nossos objetivos é preponderante estar em equilíbrio e manter uma rotina individual nos ajuda em nosso bem-estar e saúde. A vida natural e saudável deve ser governada segundo a constituição individual de cada um. "

enviado por Márcia Ávila

Fonte:www.ayurveda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário